sexta-feira, 19 de agosto de 2011

# Depois da Amazônia, o Cerrado é a segunda maior região biogeográfica da América do Sul. Localizado no Brasil central, o Cerrado é o berço inicial das cabeceiras de rios sul-americanos de extrema importância como o São Francisco, Tocantins, Araguaia, Xingu,
# Tapajós e Paraguai. Apesar de pouco estudado ainda, sabe-se que a biodiversidade no Cerrado é muito rica: a fauna nativa, os mamíferos, as aves, os lagartos... A flora do cerrado é extremamente variada e com inúmeras plantas de efeitos curativos.
# Ao mesmo tempo, o Cerrado é um dos biomas mais ameaçados da América do Sul, encontrando-se já em processo de extinção, uma vez que a sua fragmentação já é muito grande.
# Áreas de vegetação nativa nos estados de Mato Grosso, Maranhão e Tocantins foram substituídas nos últimos anos por extensas plantações de soja, algodão e arroz, causando o fim das paisagens naturais.
# O Cerrado é o bioma menos protegido pelas leis brasileiras. Estranhamente, a Constituição promulgada em 1988 não considerou patrimônio ambiental uma das mais ricas e raras biodiversidades do mundo. Um esquecimento que o deixa vulnerável para ações criminosas de desmatamento e até ações incentivadas pelos próprios governos, com o incentivo às monoculturas. As conseqüências são bem conhecidas: degradação, flora e animais extintos, poluição das águas com agrotóxicos, assoreamento dos rios e nascentes.
# O s bandeirantes iniciaram a aventura rumo ao centro-oeste brasileiro somente 90 anos depois do descobrimento. Os estados de Goiás e Tocantins, só foram alcançados em 1590. Relatos dessas viagens nos revelam como foi difícil romper esses desconhecidos e virgens sertões. A descoberta do rio Araguaia, por exemplo,só ocorreu por volta de 1618, depois de 28 anos de tentativas frustradas. Infelizmente, hoje o bioma já é reconhecido como um "Hot Spot", em sinal de alerta ambiental. O Cerrado está sendo desmatado numa velocidade muito grande.
# As principais atividades que destroem o cerrado são: a caça esportiva e predatória, o contrabando de animais, a produção de carvão vegetal, as monoculturas, o garimpo e a mineração. O curioso é que até os anos 70, as terras do cerrado eram consideradas ácidas e impróprias para a agricultura. Nas décadas de 80 e 90, as pesquisas aliadas às novas tecnologias, fizeram com que a produção de soja no Brasil central, passasse a representar mais de 40% da produção nacional.
# As três maiores bacias hidrográficas da América Latina recebem águas do Cerrado. A bacia amazônica (Araguaia-Tocantins) tem 78% de suas nascentes no Cerrado. A bacia do Paraná-Paraguai é formada por 48% de suas nascentes no Cerrado, enquanto a bacia do São Francisco dispõe de quase 50% de seu volume de água proveniente do Cerrado. Conhecido como "berço das águas", o Cerrado possui uma malha de nascentes, córregos e rios de fundamental importância para o país. Infelizmente o Cerrado já possui 80% de sua área desmatada e ocupada, 19% ainda intacta e menos de 3% protegida por lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário