FILME - Os deuses devem estar loucos


Os Deuses Devem Estar Loucos (The Gods Must Be Crazy, no original) é um filme que foi lançado em 1980, escrito e dirigido por Jamie Uys. Conta a história de Xixo, um bosquímano do Kalahari (protagonizado por N!xau, um fazendeiro Namibiano) cuja tribo não tinha contato ou conhecimento do mundo além desta.


SINOPSE

Um dia, de um avião de passagem, o piloto deita fora uma garrafa de vidro de Coca-Cola e inicialmente esse artefato estranho parece ser um presente dos deuses, com muitos usos a serem descobertos. Mas na tribo, os conflitos foram aumentando, já que há somente um frasco para dividir entre todos da tribo. Então, decide-se que o frasco deve ser jogado fora do planeta. Xi se oferece para a tarefa, e enquanto viajava para cumpri-la, ele encontra membros da civilização ocidental pela primeira vez. O filme apresenta uma visão diferente da civilização vista por Xi.

Xi acidentalmente encontra um lugar chamado Janela dos Deuses e chamou a esta de Transvaal Oriental, África do Sul (hoje Mpumalanga), e atira a garrafa de lá. Aquela região está entre as escarpas das terras altas e terras baixas da África do Sul. Então Xi descobriu que havia uma camada contínua de nuvens que obscureciam a paisagem lá embaixo, dando uma ilusão e convencendo Xi de que era lá que ele devia jogar o frasco.


Trabalho para as turmas dos 8º anos A e B.

Elaborar um texto sobre o filme "Os Deuses devem estar loucos", apresentando os seguintes aspectos:

1. Características naturais da região onde vivem os bosquímanos;
2. Características culturais dos bosquímanos comparando-as com as dos homens brancos(vida urbana);
3. As principais técnicas dos bosquímanos que garantem sua sobrevivência;
4.Compare os relacionamentos dos bosquímanos entre si com os relacionamentos das pessoas no mundo de hoje;
5.As transformações das paisagens provocadas pelos bosquímanos e as transformações da sociedade hoje.