sexta-feira, 20 de maio de 2011

A vida dos Bosquímanos

Os Bosquímanos vivem em núcleos de 20 a 100 indivíduos. No Verão agrupam-se onde há água. Dispersam-se na época das chuvas. É a mulher que decide quando e como se devem mover os acampamentos.
Cada família trata da própria comida. As mulheres recolhem frutas, raízes, insectos e animais pequenos, como formigas, gafanhotos, lagartos, tartarugas e sapos. Providenciam a lenha para o fogo. Fazem lume friccionando a ponta de um pau numa madeira lisa.
Os homens são caçadores. Usam o arco e a flecha, varas e armadilhas. Depois de atingir o animal, pedem-lhe desculpa. Explicam-lhe que as suas famílias precisam de carne. Se perseguem um animal ferido em territórios vizinhos, devem visitar quem lá vive e partilhar com eles da caça.
Aproveitam tudo do animal: comem a carne e bebem o sangue. Com a pele fazem a roupa. Com os ossos constroem flechas e lanças.
As sociedades bosquímanes não têm leis, polícias, juízes, patrões nem chefes hereditários. Os indivíduos influentes destacam-se pelas habilidades ou pelo poder de persuasão. A regra principalmente a solidariedade. Todos cuidam das crianças, dos idosos e dos doentes. Os conflitos resolvem-se com um torneio de anedotas. Se não for suficiente, passa-se a uma luta ou dança ritual. É raro recorrerem às armas.


Aluno: matheus pereira Gonçalves e Ricardo candido

Nenhum comentário:

Postar um comentário